sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sistema Cardiovascular

Equipe: Cristiane Amarante
             Maria José do Nascimento


Conteúdo: Sistema Cardiovascular
Assunto: Hipertensão arterial e a música
Objetivo: Relacionar o sistema cardiovascular com a manutenção do equilíbrio corpóreo, reconhecendo o quanto ele é vital para nós.
Público: 8º ano
Introdução: Sabendo a importância da música para nosso organismo, nosso prazer, nossa meditação, é importante sabermos que tipo de música e ritmo influencia mais a emoção e a resposta do organismo, de acordo com cada melodia, e ainda respeitando a cultura de cada individuo. Podemos então analisar que ao ouvirmos determinada música, teremos algum tipo de reação dependendo do estilo que estamos acostumados a ouvir, então todas essas características proporcionam ao ouvinte um prazer ao ouvir sua música preferida ou um repúdio ao ouvir um som indesejado. Neste sentido, segundo estudos o tipo de música pode ser uma grande aliada no tratamento da pressão arterial, segundo os pesquisadores da cidade de Paiva na Itália.
Desenvolvimento:
1º parte: O conceito de pressão normal é uma maneira de tentar perceber se há uma alteração no padrão de funcionamento e regulação da tensão do sangue dentro dos vasos. Seria uma amostragem, um ponto de controle. Explique que se mede a pressão em determinadas condições. A pessoa tem de estar tranquila, sentada, o medidor tem de estar na altura do coração e a pessoa não pode ter ingerido estimulantes, como café.
Discuta com seus alunos: qual seria o motivo destas condições? Mostre a eles que a pressão sanguínea é um sistema plástico, ou seja, ele é adaptável às necessidades do indivíduo. Pergunte aos alunos qual tipo de situações da vida de um indivíduo normal requer uma alteração da pressão do sangue?
A primeira delas seria o exercício físico a segunda seria a regulação da temperatura a terceira seria regulação da quantidade de solutos e água do sangue e fluidos intercelulares. Assim, a pressão sanguínea responde dinamicamente a estas três demandas.
Discuta a pressão sanguínea em etapas. Inicialmente discutindo o que seria a pressão sanguínea em si. Conte que ela é, basicamente, a força exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos. Assim, podemos concluir que, quanto maior a área, maior a pressão. Como o sangue é incompressível a variação de pressão se dá pela variação da área e, em última análise, o espaço disponível para fluido sanguíneo.
Conclua com os alunos que o elemento plástico aí seria a variação no calibre dos vasos que contém o sangue. De fato as artérias e arteríolas possuem uma grande elasticidade, capaz de acomodar o grande aumento de pressão causado pelos batimentos cardíacos - a ejeção de sangue pela sístole dos ventrículos. Para aprofundar mais o assunto os alunos irão acessar o site Eu sou doze por oito http://www.eusou12por8.com.br/hipertensao.aspx que traz muitas informações sobre a Hipertensão.
2ª parte: Ouvir a reportagem realizada pelo jornalista Oliveira Andrade, da Jovem Pan Online, feita com o Cardiologista Mauricio Wajngarten, sobre o assunto. http://mais.uol.com.br/view/85r7d735pwrw/sistema-cardiovascular-musica-para-tratar-o coracao-04023268D8918346?types=A
3ª parte: Conversar com os alunos sobre os tipos de músicas que eles gostam de ouvir, se escutam as músicas em altos volumes.
4ª parte: Atividade
Dividir a turma em grupos para que pesquisem e apresentem seminários relacionados ao tema.
Sugestões:
  1. Por que o sal eleva a pressão arterial?
  2. O tabagismo influencia na hipertensão?
  3. Como o estresse influencia na hipertensão?
  4. O que pode acontecer ao hipertenso se não tratar da sua elevada pressão arterial?
  5. Existe risco em ter a pressão baixa?
  6. Por que devemos ter a pressão arterial 12 por 8?
  7. O que é IAM (infarto agudo do miocárdio)? E O que é AVC (acidente vascular cerebral)?
Avaliação
Avaliar o material produzido pelos alunos em relação à coerência e profundidade da pesquisa. A participação e a contribuição de cada grupo para a discussão poderá também merecer apreciação. 

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